CONHEÇA OS VÁRIOS TIOS DE UVAS: ESTIMA-SE QUE EXISTAM MAIS DE 8 MIL TIPOS DE UVAS ESPALHADAS PELOS 5 CONTINENTE NO MUNDO
Conheça os vários tipos de uvas
Os mercados já estão repletos! Escolha seu cacho favorito para uma doce passagem de ano
Estima-se que existam mais de 8 mil tipos de uva no mundo – abundância espalhada pelos cinco continentes. Mais de 60% são destinados à vinicultura. Aquelas que compramos no mercado são as chamadas uvas de mesa, desenvolvidas para o consumo in natura, cada vez mais doces. No Brasil, as variedades mais cultivadas são as de Vitis labrusca, também conhecidas como uvas rústicas, identificadas como uvas de chupar por serem mais delicadas, com polpas mais consistentes que se desprendem facilmente da casca, e as Vitis vinifera, classificadas como uvas finas. Por ser muito doce – são 16 gramas de açúcar para cada 100 gramas de fruta –, não é recomendado o seu consumo em excesso.
Mas a uva é rica em antioxidantes, fibras e resveratrol, o que a torna uma grande aliada no combate e na prevenção de doenças cardiovasculares, além de ajudar na circulação sanguínea e a diminuir o colesterol ruim. As bagas podem ser ingeridas com casca e sementes, que concentram a maior parte dos nutrientes. No momento da compra, escolha os cachos com o cabinho mais verde, e evite as que estejam excessivamente macias ao toque, e que tenham tonalidades amarronzadas e aroma de vinagre. Esses sinais podem ser indícios de podridão. Veja as mais populares:
1 | Itália
A uva mais conhecida do Brasil tem casca verde-clara ou levemente amarelada. Com sementes, polpa crocante e textura consistente, é ideal para incrementar molhos salgados, saladas e tortas doces, além de ser um ótimo recheio para brigadeiro.
2 | Thompson
Originária do Oriente Médio (e chamada de Sultanina fora do país), é uma das uvas de mesa mais antigas. Tem coloração âmbar, polpa crocante e sabor neutro. Sua principal característica é não ter sementes. Muito usada na produção de uvas-passas, ela também entra em sobremesas à base de creme de leite e leite condensado, brigadeiros e chocolate.
3 | Rubi
Os bagos de coloração mesclada, entre o amarelo e o rosado, são durinhos e ovalados. De aroma neutro, pode ser servida fresca, em geleias, sucos e no contraste entre doce e salgado, em saladas e base de molhos.
4 | Benitaka
Essa uva fina é uma mutação da Rubi, sendo que a maior diferença é o seu tom rosado-escuro, quase vermelho. As bagas e cachos são grandes. “Podemos aumentar a doçura delas, usando-as em caldas e geleias, e também em pratos leves junto com frutas cítricas”, recomenda o chef Luis Perroud.
5 | Crimson
Sem sementes, possui tom vermelho rosado e sua polpa é firme e crocante. Os cachos e bagas são pequenos. Segundo Perroud, vai bem em risotos, quiches, carnes de porco, peixes, doces, tortas, saladas de frutas ou salgadas, e é ótima companhia para os queijos.
6 | Niágara rosada
Essa uva rústica tem sabor neutro e textura gelatinosa. O chef Perroud sugere usá-la em sucos, geleias, sorvetes, bolos, coberturas, reduções e molhos para carnes vermelhas e de caça, como pato ou avestruz.
Mais receitas com uva:
Fontes :Luis Antonio Perroud Amaral, professor, sommelier e chef de enogastronomia da Accademia Gastronomica; Patricia Ritschel, pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho; Suzana Camacho, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Senac; Livro Comida & Cozinha, de Harold McGee; Livro Misture a Gosto, de Ana Luiza Trajano.
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/Comida/noticia/2017/04/conheca-os-varios-tipos-de-uvas.html
Comentários
Postar um comentário