AS TAÇAS DE VINHO : PARA CADA VINHO HÁ UMA FORMA DE COPO ESPECIAL

 



Para cada vinho há uma forma de copo especial, que realça suas características específicas. Mas isso não nos impede de escolher uma única taça para todos os vinhos que amamos, se assim a gente preferir. Mas como escolher a taça?
Em primeiro lugar, vamos entender a taça de vinho. Ela é composta pela borda (ou bocal), corpo (ou bojo), haste e pé (ou base).
Independente do formato escolhido, alguns elementos devem ser levados em conta, na escolha do copo, para tornar sua degustação o mais prazerosa possível:
 Espessura – A borda deve ser fina, pois o contato do lábio com as taças de espessura grossa causam má impressão a quem bebe.
 Forma – A borda também deve ser mais estreita que o bojo, de maneira a formar uma aparência de tulipa, mais abaulada na base e mais estreita em cima. Dessa maneira, com uma taça forma convexa, potencializamos a intensidade dos aromas do vinho. Nos copos que têm bordas largas, a superfície do vinho exposta ao ar é muito grande, e os aromas dissipam-se.
 Cor e textura – O bojo ideal é transparente, liso e incolor, permitindo, assim, que o degustador aprecie melhor o vinho. A lapidação e outras formas de decoração podem ser bonitas, mas distorcem a aparência do vinho, atrapalhando o prazer da degustação.
 Tamanho – O corpo da taça deve ser grande o suficiente para dar o espaço necessário para inclinarmos o vinho e analisá-lo; e também para girarmos o vinho, liberando seus aromas, que vão evoluindo com o tempo. A capacidade total ideal do copo é de pelo menos 300 ml, mesmo que o limite recomendado para servir seja de somente 1/3 da taça.
 Altura – A haste deve ser longa o suficiente para que possamos segurar a taça sem que os dedos toquem no bojo, para não esquentar o vinho, principalmente no caso dos brancos ou dos tintos levemente refrigerados.
Observando essas questões, é possível enxugar o orçamento e economizar espaço, com uma única taça para todos os tipos de vinho, mas sem perder nem um milímetro de elegância, percebeu?

Fonte:http://www.tintosetantos.com/index.php/servindo/102-as-tacas-de-vinho

Postagens mais visitadas deste blog

VINHOS BRASILEIROS PREMIADOS EM LONDRES TEM TECNOLOGIA DA EPAMIG-MINAS GERAIS