VESPAS AJUDAM NA FERMENTAÇÃO DE VINHOS

divulgação


Estudos mostram que vespas ajudam na fermentação dos vinhos

Estudos feitos pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriram que vespas e zangões carregam a levedura responsável pela fermentação do vinho.
A pesquisa, publicada no Jornal Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que a levedura pode viver no estômago dos insetos enquanto eles hibernam no inverno. E, quando essas vespas mordem as uvas, elas deixam a levedura para trás, ajudando no começo do processo de fermentação.

Os cientistas usaram a sequência de DNA para analisar a levedura e achar uma ligação entre ela e os insetos. Outros insetos e pássaros também carregam a levedura, mas as vespas são as únicas que podem carregá-la durante o inverno e transmiti-la para seus descendentes.

Eles também descobriram que as vespas transmitem microorganismos às uvas que adicionam sabor ao vinho. De acordo com o professor de microbiologia da Universidade de Florença, que também é autor da pesquisa, Duccio Cavalieri, o vinho não tem o mesmo sabor sem esses microorganismos.

"O estudo mostrou que é crucial conservar e estudar a biodiversidade, pois tudo está ligado", disse Cavalieri. Os antigos romanos plantavam jardins perto dos vinhedos para atrair vespas e outros insetos, pois sabiam que elas ajudam no crescimento das uvas.
Fonte:http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/0/Artigo264377-1.asp

Comentários