Vinho tinto combina com carnes, massas e queijos com sabor mais forte — Foto: Reprodução Internet
Harmonização de vinho: conheça os tipos e saiba
como combiná-los
Nutricionista Daniela Meira indica quais são as melhores combinações da
bebida para cada tipo de prato; confira!
07/06/2021
07h00 Atualizado há um ano
Um brinde! No primeiro domingo do mês de junho é comemorado o Dia Nacional do Vinho. De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho, a produção brasileira é considerada a quinta maior do Hemisfério Sul. A serra gaúcha, no Rio Grande do Sul, é a região que mais produz vinho no país, abrigando cerca de 670 vinícolas.
No Brasil, não conseguimos definir um único tipo de vinho como carro-chefe, já que os tipos de uva cultivadas no país são variados e dependem do clima e solo da região. Conversamos com a nutricionista Daniela Meira, que deu uma verdadeira aula sobre tema, além de ajudar a escolher as melhores opções para harmonizar com aquela refeição especial. Confira!
Principais uvas cultivadas no Brasil
Segundo Daniela, as principais uvas fabricadas no Brasil podem ser divididas por regiões:
- Nordeste: Syrah, Chenin Blanc e Moscato;
- Sul: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Tannat e as uvas brancas Sauvignon Blanc, a Viognier e a Chardonnay. Na região também tem plantio de Merlot.
Diferença entre as uvas
Daniela explica que existe uma palavra-chave quando se fala sobre as diferenças entre os tipos de uva: o tanino.
"O tanino é uma substância que funciona como mecanismo de defesa das uvas, encontrado nas cascas, sementes e caule dos cachos. Ele é bem amargo, então, basicamente, a ideia é que quando um predador ataque os cachos de uva, a fruta solte essa substância para se defender e o afaste".
Cada tipo de uva produz um vinho diferente, que, por sua vez, vai melhor com determinado prato. Abaixo, indicamos as diferenças entre tipos de uva para vinho tinto e branco, para ajudar você a escolher o melhor para tomar.
Vinho Tinto
O vinho tinto é uma bebida complexa que possui várias peculiaridades. Confira quais são os mais consumidos.
- Cabernet Sauvignon - o vinho deste tipo de uva é bem encorpado, de aroma intenso e tanino bastante elevado, por conta da casca mais grossa da fruta. Harmoniza com: carnes vermelhas, pratos com molho madeira, queijos fortes e mais amarelados.
- Merlot - vinho tinto menos acido pois tem menos tanino. Harmoniza com: carnes assadas (incluindo as de churrasco), massas, risotos, presunto parma, salames e queijos maturados (não brancos, de cor e sabor intensos, como cheddar, parmesão, manchego, edam, etc).
- Syrah - tem cor vermelho intenso e apresenta um pouco de acidez quando provado. Harmoniza com: massas, hambúrgueres e chocolate meio amargo.
- Malbec - é levemente adocicado e de cor púrpura ou roxa (os outros puxam para o vermelho). Harmoniza com: carnes nobres (como picanha, alcatra, cordeiro), costela, pato e pratos com molhos e temperos mais fortes, que utilizam pimentão, alho e cebola.
- Carménère - os taninos dessa uva são mais suaves, então vinhos feitos a partir da uva Carménère são uma boa pedida se você está procurando algo mais leve, apesar da acidez ser um pouco acentuada. Harmoniza com: comidas mais simples e leves, como saladas, azeitonas, queijo parmesão, queijo muçarela e peru assado.
- Tempranillo - possui taninos marcantes, mas produz vinhos pouco ácidos e pouco adocicados. Harmoniza com: carnes vermelhas, queijos mais duros, embutidos, pratos com molhos picantes e vegetais assados ou grelhados.
- Pinot Noir - um pouco mais claro e também mais suave. Os taninos também são mais delicados. Harmoniza com: carne assada e grelhada, vegetais cozidos, risotos e queijos moles.
Vinho Branco
Vinho branco harmoniza com pratos leves, como peixes e aves — Foto: Reprodução Internet
A leveza do vinho branco, por sua vez, harmoniza perfeitamente com pratos leves, compostos de peixes, frutos do mar e aves. Daniela mostra um bom motivo para a escolha da bebida.
"(...) a bebida é capaz de harmonizar com todos os pratos de uma refeição, desde a entrada, com saladas, passando pelos pratos principais e finalizando com alguns tipos de doces".
Conheça alguns tipos de vinho branco:
- Chardonnay - é a uva mais famosa e popular. Resulta um vinho branco seco mais encorpado, com sabores de frutas primárias de maçã, melão amarelo e carambola.
- Sauvignon Blanc - é um vinho branco mais leve e muito aromático, que explode no nariz um poderoso aroma que é mais fácil de descrever como “superverde!”. Dependendo de onde o vinho foi feito (clima frio versus clima quente), você irá notar que os seus aromas variam muito, indo da grama fresca, limão, groselha, e até mesmo pimenta, até frutas mais doces como toranja, pêssego e maracujá.
- Pinot Grigio - seu aroma também é frutado e cítrico, porém com toques de pera e lichia. Produz um vinho leve, claro e refrescante, ideal para dias quentes e ensolarados. É discreto e elegante, como a uva tinta Pinot Grigio.
- Moscato Branco - é muito utilizada para a produção de vinhos adocicados e de sobremesa. Tem aroma discreto, sabor mais doce e coloração dourada, além de ser uma boa opção para a produção de rótulos para consumo rápido. Usada tanto na produção de vinhos varietais (elaborados com uma variedade de uva) como os de corte (também conhecidos como blend, ou assemblage, elaborados a partir da mistura de variedades de uvas, ou de safras diferentes da mesma uva).
- Riesling - essa é uma uva com características intensas. Os vinhos feitos com a Riesling são, geralmente, claros, de consumo rápido e varietais. Ela também é muito utilizada na produção de espumantes.
- Gewürztraminer - seu aroma remete a um buquê de flores, mas que na boca é seco e picante, completamente diferente do apresentado no olfato. Produz vinhos com coloração branca, varietais, bastante elegantes e aromáticos.
- Torrontés - essa uva tem como principal característica um toque de frutas e aroma floral e, na boca, pode ser levemente adocicado, apesar de ser considerado um vinho mais seco. Produz vinhos elegantes, de coloração clara e bastante aromáticos, sendo essa última a sua principal característica.
- Sémillon - é responsável por muitos vinhos varietais de consumo rápido. Produz bebidas com leve aroma frutado, coloração clara e muito saborosos também para a produção de espumantes.
Comentários
Postar um comentário