A VINDIMA, A COLHEITA DE UVAS PARA VINHOS NO BRASL E QUANDO ACONTECE

  

A vindima é o nome dado ao processo e época de colheita de uvas para fabricação de vinhos (Foto: GettyImages)

A vindima é o nome dado ao processo e época de colheita de uvas para fabricação de vinhos (Foto: GettyImages)

  • POR NATHALIA FABRO
 ATUALIZADO EM 


Por trás de cada garrafa de vinho existem diversas estapas que foram realizadas para a produção da bebida. Uma delas é a vindima, a colheita das uvas que, no Brasil, acontece todo início de ano. Entre os meses de janeiro e março, as altas temperaturas oferecem as melhores condições para colher as frutas.

Mas, segundo Ken Francis, chef e sommelier do Senac EAD, a vindima também pode ser caracterizada pela época entre a colheita e o começo da vinificação, processo que engloba separar as uvas dos cachos, higienizá-las e quebrá-las para a fermentação. 

Por aqui, no final de janeiro acontece principalmente a vindima para vinhos brancos e espumantes. As usadas para a produção de vinhos tintos precisam de mais tempo para maturação, então geralmente são colhidas em março ou até em abril. No hemisfério norte, tais etapas são realizadas a partir de setembro. 

No Brasil, as uvas vitis vinifera são colhidas manualmente entre janeiro e março  (Foto: Pixabay/JillWellington/CreativeCommons)

No Brasil, as uvas vitis vinifera são colhidas manualmente entre janeiro e março (Foto: Pixabay/JillWellington/CreativeCommons)


"No período, as vinícolas entram em uma verdadeira corrida contra o tempo. A colheita é feita manualmente e exige muito cuidado para não danificar as frutas", afirma Ken. O clima também é motivo de preocupação: se começar a chover na hora da colheita, por exemplo, a safra pode ser prejudicada. "A uva pode absorver muita água, o que compromete a sua quantidade de açúcar e a qualidade final do vinho", ele explica. 

Mas no meio de tanto trabalho, também é possível resgatar tradições. Já é comum que as vinícolas do Sul do País realizem eventos abertos ao público para celebrar a vindima. "Isso é herança da imigração italiana. A partir de 2015, muitas vinícolas começaram a oferecer passeios e festas familiares para ajudar na renda e disseminar conhecimento sobre a produção da bebida", comenta o sommelier. 

Nestas experiências, as pessoas ajudam na colheita e pisa das uvas, participam de piqueniques ou refeições com harmonização de vinhos e celebrações com bastante música e comida. "Geralmente as vinícolas separam pequenos lotes para esses eventos, que são vistos como uma boa oportunidade de mostrar como trabalham", diz Ken. 

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2020/12/vindima-o-que-e-e-quando-acontece-colheita-de-uvas-para-vinhos.html


Comentários